minha participaçao no festival de talentos foi na produçao na minha opniao eu acho que esse projeto ajuda no nosso desenvolvimento pois ele nos estimula a participar de projetos envolvendo um grupo muito grande de pessoas nos ajuda a conher varios ritimos,peça teatrais,entre outros.ja no face eu nao participei mas acho uma otima oportunidade para aqueles que tem um algo apresentar um algo a mais.
O festival esse ano, foi OTIMO! Pois por ser na nossa propria escola, isso ajudou os alunos a se interagirem bastante! As danças & os teatros foram bem apresentados, os alunos se destacaram bem & desenvolveram no tema bastante, apesar de não poder presenciar a todas as apresentações, eu gosteei bastante! As poesias citadas, as musicaas cantadas, foram bastantes interessantes, até pq os alunos acompanharam em tudo.
A minha participação no projeto foi relacionada a produção.Infelismente não pode comparecer no dia das apresentações para apreciá-las,mas eu fiquei sabendo q todas as apresentações q teve foram espetaculares. Na minha opinião esses eventos são muito importantes pois ajudam os alunos a desenvolverem o seu lado artistico.
Leika Junqueira turno:matutino turma:11m1-fp série:3°
Bom , achei o projeto super interessante , pois ele nos ajuda a valorizar a arte. E na minha opinião ele contribui e muito na vida dos alunos porque eles se sentem motivados e começam a descobrir seus talentos e saem um pouco da rotina Apesar de no dia não comparecer no dia do festival por motivos familiares.
Aluna:Ravenna Sala:13 Turma:11M1FP Turno :matutino Serie:3º ano
Minha participação foi a de desenvolver a produção ou seja organizar o cenario/palco para que o evento podesse acontecer acredito que esse ano 2011 o projeto foi um 'SHOOOOW DE TALENTOOOOS =D'
Aluna:Joyce Magno Serie: 3º Matutino Turma:11m1F.professores
O festival de talento foi muito legal pois participamos da arrumação e colaboramos para que ficase Harmonico para as apresentações em si .Pois cada um apresentou o Talento que tinha. Todas as apresentaçoes se destacaram ,cada um com seu Talento ,Carisma e Criatividade . O Projeto Festival de Talento da a oportunidades aos alunos a expresarem seus dons artisticos e estimulando seu desenvolvimento ,é atraves dele que surgi varias oportunidades aos estudantes pra ter um futuro brilhante.
Aluna :Mônica ,Manuela e Nadiane . Turma :11M1F.P Turno: Matutino Sala :13 Serie : 3ª ano
minha participação no prgeto foi dança , dançei no grupo llash dance , bom ao meu ver foi muito legal, foram dias de tensão, diversão e tals , a eu gostei muito do progeto esse ano porque eu nunca me diverti tanto num festival de talentos , tivbemos lá as nossas desavenças mais foi tudo mutio bom , ficamos em 3º lugar infelismente , mais nem isso foi tão ruim assim ,até porque o importante não é ganhar e sim competir , ao meu ver todass as apresentações foram llindas e legais eu gostei muito , acho sim que seja um insentivo para os alunos ,pois isso ajuda a educa-los no convivio um pouco mais .fora apresentações muito inteligantes , GOOOOOOOOOOOOOSTEEEI , e que venha o proximo ANOO s2 ,
minha participação no projeto foi a de monstrar o talento do meu grupo poois o objetivo do evento é que as pessoas talentosas apresentem-se e colaborem para que saise bonito pra mostrar prara todos , mais infelismente que agente não ganhamos mais o importante não é ta lir pra ganhar mais sim prar competir ,ah sim sabe eu tava aki de tarde vir todas as apresentação foram tudo lidas ,eu gostei do prjeto mais espero que o ano que vem seja melhor ainda . Bjos galera , ;*
Aluna : Elaine Oliveira Turma : 11M1FP 3º Ano Sala : 13
Tal,Face e Festival de talentos... Projetos distintos porem com um só objetivo o de monstrar o trabalho artistico que cada aluno é capaz de desenvolver mesmo sendo em produção,apresentação ou ate mesmo participação/auditorio ambos podem expor seus talentos de forma reconhecida abrindo oportunidades de descobrir então um grande artistica sendo ele dançarino,musico ou poeta (numca se sabe) esses projetos monstrar que tudo pode ser arte tudo é capaz de ter talento desde que seja reconhecido e passado de maneira aplicada para que de o entendimento de EDUCAÇÃO ...
ALuna: Joyce Magno Serie : 3º Matutino Turma:11m1F.professores
Eu participei da dança. Acho esse projeto otimo pois é aonde se valoriza tudo,tipo:dança,teatro,musicas e varias outras coisas.Acho um projeto perfeito para as escolas pois os alunos se desempenham para fazer uma otima apresentação e seu tempo é ocupado com coisas de valores. Aluna:Jayne Santos
fiquei boquia aberta com a apresentação de todos os grupos esse festival é um grande incentivo para os jovnes ... Em relação a minha participação eu ajudei o grupo flesh dance em tudo que foi necessário... Amei tudo mas espero que no proximo ano todos se superem para que seja ainda melhor ...
Minha Participacao no festival de talentos foi:Na Producao e Torcida.O festival de talentos esse ano foi muito bom pois foi na nossa propria escola para mostrar que devemos valorizar a nossa escola . na categoria das dancas e dos teatros:foi muito interessante pois desenvolveram tema educativo para os alunos. amei as dancas principalmente a que produziu o uniforme com o nome da escola .ja as poesias passaram muito aprendizado para as vidas dos alunos .aluna:DENISE LIMA sala:13 turma:11m1FP MATUTINO
o festival de talentos da E.N.S é muito importante para o desenvolvimento dos alunos, é um projeto interessante onde cada um se expressa, com o que sabe fazer, ano passado em 2010 participei como torcida, porem esse ano não pude estar presente, mas pelos comentarios foi otimo. Muitos talentos são revelados todo ano atraves desse projeto, alem de nos ajudar na nossa formação. As apresentações sempre são maravilhosas,as peças teatrais, musicas, coleografias, e poesias mostram a realidade aos olhos dos jovens, o festival não pode parar. Ano que vem espero participar novamente.
Particularmente eu não participei do projeto , não estava envolvida! Eu achei o projeto interessante pois ele envolve atividades super importantes para o desenvolvimente mental e social do aluno, com o trabalho coletivo e mostra o trabalho artistico que cada aluno é capaz de desenvolver . Gostaria muito de poder ver todas as apresentações mais infelismente não tive como devido ao trabalho.
Aluna : Tamires Ferreira Turma : 10 M1FP Turno : Matutuino Série : 2o ano
Participei da dança, no grupo Flash Dance, eu acho muito importante esse projeto porque valoriza cada tipo de talento que os alunos tem e tambem é um incentivo muito bom para nós porque temos a oportunidade de demostrar nossos trabalhos artístiscos. Gostei muito mais espero que ano que vem seja melhor.
Achei o projeto super interessante , pois ele nos ajuda a valorizar a arte. E pra mim ele contribui muito na vida dos alunos porque eles se sentem motivados e começam a descobrir seus talentos e saem um pouco da rotina! Apesar de no dia não comparecer no festival, pois moro em outra cidade ! Participação : Produção
Minha participação no festival de talentos foi na produção. O festival esse ano foi mutio bom, mas espero que ano que vem seja melhor ainda.. As apresentações que eu vi foram muito criativas, pois o festival de talentos um incentivo pros alunos, pois valoriza a escola, a dança, a musica, o teatro ,etc..
EU participei da produção e da torcida foi um trabalho dentro da escola e com a participação de todos os alunos para mim o melhor momento foi de tarde na hora da dança apesar que todos que participaram fizeram uma otima apresentação mais na minha opinião foi bem mais interessante do que o ano passado
O FACE TAL:foi muito bom pois cada vez mais os alunos se superam e mostram sua capacidade e o talento de cada um que participou. e eu espero que o ano que vem seja melhor e que chame a atenção não só dos alunos da escola como também o de outras escolas que vem ver o show de talentos,da escola normal que é uma das escolas mais faladas de serrinha...
Participei da produção, e colaborei como pude, ajudando na organização de materiais da decoração. Infelizmente não pude ficar para assistir a todas as apresentações.Mas gostei muito das que vi. Esses projetos podem sim ajudar na nossa formação, pelo menos na Formaçao de Professores tenho certeza que sim, pois são projetos que influenciam, que trazem conhecimento para quem os assiste. E é também sob o meu ponto de vista, projetos que unem, que fazem novos amigos. Ano passado por exemplo, participei de um grupo de dança e fiz alguns amigos. Enfim, são projetos que beneiciam os alunos,divertem e ensiam.
Aluna: Ariele L. de Oliveira Turma:10M1 FP Sala: 10
Participação:Produção. O projeto desenvolvido pela escola, é muito interresante, e pode ser considerado um incentivo para os jovens. Os projetos ao meu ver tem como objetivo mostrar a capacidade e o trabalho artistico de cada aluno. Esse ano achei mais organizado.As apresentações algumas foram boas e outras apenas divertidas.Devido ao pouco tempo que tinha vi poucas apresentações, mais gostei de algumas. De certa forma os 3 projetos ajudam em aprendizagem, ajuda no conhecimento da cultura e no desenvolvimento de atividades na escola.
minha participaçao no projeto do festival de talentos foi na producao e na torcida pois eu ajudei a deixar a escola mais bonita e vim pra escola torce para meus colegas foi muito bom o teatro dança .e no FACE TAL a musica foi melhor do que no ano passado mas na minha opiniao foi melhor pela tarde a dança pois os grupos apresentaram bem e agitou a galera gostei bastante .
Minha participação foi no face. Eu e minha colega de sala cantamos uma música muito conhecida:(Te espero no farol) de TOMATE. Este projeto é muito interessante pois com ele algumas pessoas mostra seus talentos. Infelizmente não vim durante o dia ver as outras apresentaçoes. Mas fiquei sabendo que foram otimas. Estes projetos podem sim ajudar.Na formação de professor principalmente,porque para trabalhar com criança precisamos fazer coisa diferentes como:teatro, musica, etc...
Participei do grupo Free Style, e amei o festival dess e ano, por que é onde nós temos oportunidade de demonstrar quem somos e o que somos capazes de fazer, por que no dia-a-dia as pessoas não nos conhecem como aquelas que são apaixonadas por dança, más como estudantes da ENS más, quando o festival chega a gente se revela e demonstra quem somos de verdade. Adorei todas as apresentações, e espero que ano que vem seja melhor ainda!
Minha participação no festival foi somente ir prestigiar as colegas.O festival de talentos vem como uma forma dos alunos mostrarem seus conhecimentos,seja na música;na poesia;dança ou no teatro.Esses projetos realizados na Escola Normal nos habilitam a interagir melhor e a e a ter o bom senso do que é bom! Aluna:Juliana Sharon sala:10 turma:10m1-fp
Participei da equipe de producao e gostei muito do Festival pois descobrimos varios talentos e foi muito divertido tambem! Foi um projeto otimo que mesmo sem querer atingiu todos da escolapois a prudocao foi linda i todos participarao com o apoio da Professora Cristina Nova i muitos outros q participarao i ajudarao do Projeto Festival
Eu gostei muito porque muitos alunos podem desenvolver suas capacidades para criar e espressar o que esta escondido dentro de nos. o pr ojeto e muito importante para nos pois nos mostra como e o talento que esta escondido dentro de nos. as apresentacoes foram maravilhosas,principalmente a peça que falava sobre o bulling. O talento é como uma sementinha planta brota e quanto menos esperamos ja estamos colhendo coisas boas. conclusao: o talento esta escondido dentro da gente se a gente nos espressar e trabalharmos podemos colher bons frutos no futuro.
Minha paericipação no festival de talentos foi a arrumação ,e a pertubação com meu colegas A Escola Normal de Serrinha tinha em mente de mostra a capacidade dos alunos de produzi e ornamenta o festival de talentos. queremos então agradecer em nome de toda côrte estudantiu.Pelas as apresentações e pela presença de todos os professores.
Aluno:Filipe Augusto silvio de almeida Sala:10 Turma:9m1fg
O festival de talendos foi um evento muito bom, muito bem organizado, com isso nos descobrimos varios talentos, e ate msm o nosso. a prudocao foi linda i todos participarao com o apoio da Professora Cristina !
Participação:Apresentações de palco Apesar de ter ocorrido em cima da hora a união fez a força das equipes principalmente na nossa peça:a segunda colocada,um titulo bastante merecido.O maior símbolo deste evento foi a harmonia.Gostei...
A minha participação no festival de talento 2011 foi em uma peça de teatro como algumas pessoas viram se chamava TITAS DEUSES DE GUERRA,pois nao ficamos chateados por ter ficado em segundo lugar o importante foi ter participado,mais valeu a pena... adorei foi uma esperiencia muito boa,apesar tambem pela agente ter saido um pouco da rotina.vlw.
A nossa participaçao foi na equipe de produçao do projeto. bom as apresentações foram bastantes interessante pois os alunos tem a oportunidade de mostrarem os seus talentos. gostei muito imfelismente nao pude assistir a todas, mas as que pude ver foi muito legal. e contribuem para o desenvolvimento dos alunos.
Maria de Fátima e Gilmara lima turma:10m2fp sala:14 serie:2ano
Minha participaçao no festival de talento foi em relacao a musica ,ou seja interpretando.Eu cantei a musica TE ESPERO NO FAROL COMPOSITOR:TOMATE. gostei da forma que foi dividida o festival pois foi mais organizado do que o ano passado espero que continue assim cada dia melhorando. o festival de talento é uma forma de cada um poder mostrar seu talento da forma que pode pois cada um tem um dom que deve ser partilhado uns com os outros. Estes projetos podem sim ajudar.Na formação de professor principalmente,porque para trabalhar com criança precisamos fazer coisa diferentes como:teatro, musica, etc...
Aluna: maiane A. miranda Sala :10 turma 10m1-fp serie: 2°ano
fomos da equipe de produção e foi muito legal ajudar a ornamentar a escola,não apresentamos,mas em compensação tivemos o jubilo de contemplar as apresentações eo o nosso trabalho pronto. Barbara luana e Renata ferreira turma 9m2 fg
Projeto? o que é? Como se faz? A CULTURA DO PROJETO Como a atividade construtiva de elaborar e desenvolver projetos pode se tornar uma metodologia?A atividade de fazer projetos é simbólica, intencional e natural do ser humano. Por meio dela, o homem busca a solução de problemas e desenvolve um processo de construção de conhecimento, que tem gerado tanto as artes quanto as ciências naturais e sociais.O termo projeto surge numa forma regular no decorrer do século XV. Tanto nas ciências exatas como nas ciências humanas, múltiplas atividades de pesquisa, orientadas para a produção de conhecimento, são balizadas graças à criação de projetos prévios.A elaboração do projeto constitui a etapa fundamental de toda pesquisa que pode, então, ser conduzida graças a um conjunto de interrogações, quer sobre si mesma, quer sobre o mundo à sua volta. Como diz uma aluna, “Para mim projeto é igual projeto de arquitetura que o cara faz uma planta prasaber como vai ficar no final só que a diferença é que a gente vai mudando”MIR - aluna PROJETO O termo projeto é bastante recente em nossa cultura. São associadas a esse termo diferentes acepções: intenção (propósito, objetivo, o problema a resolver); esquema (design); metodologia (planos, procedimentos, estratégias, desenvolvimento). Assim, podem ser concebidas a atividade intelectual de elaboração do projeto e as atividades múltiplas de sua realização. (Boutinet 1990) APRENDIZAGEM POR PROJETO É O MESMO QUE ENSINO POR PROJETO? Quando se fala, na educação presencial, em "ensino por projetos", pode-se estar falando do plano da escola, do projeto da escola, de projetos dos professores. Nesse tipo de ensino, quais são os critérios que os professores seguem para escolher os temas, as questões que vão gerar projetos? Que vantagens apresenta a escolha dessas questões? Por que elas são necessárias? Em que contextos? Que indicadores temos para medir seus níveis de necessidade? A quem elas satisfazem? Ao currículo? Aos objetivos do planejamento escolar? A uma tradição de ensino? Na verdade, no ensino, tudo parte das decisões do professor, e a ele, ao seu controle, deverá retornar. Como se o professor pudesse dispor de um conhecimento único e verdadeiro para ser transmitido ao estudante e só a ele coubesse decidir o que, como, e com que qualidade deverá ser aprendido. Não se dá oportunidade ao aluno para qualquer escolha. Não lhe cabe tomar decisões. Espera-se sua total submissão a regras impostas pelo sistema. Porém, começamos a tomar consciência de nossos equívocos. Pesquisas, em psicologia genética, sobre o desenvolvimento da inteligência e sobre o processo de aprendizagem, evidenciam que pode haver ensino sem haver aprendizagem; que aprendizagem latu sensu se confunde com desenvolvimento; e desenvolvimento resulta em atividade operatória do sujeito, que constrói conhecimento quando está em interação com o meio, com os outros sujeitos e com os objetos de conhecimento de que ele deseje apropriar-se. Quando falamos em “aprendizagem por projetos” estamos necessariamente nos referindo à formulação de questões pelo autor do projeto, pelo sujeito que vai construir conhecimento. Partimos do princípio de que o aluno nunca é uma tábula rasa, isto é, partimos do princípio de que ele já pensava antes. E é a partir de seu conhecimento prévio, que o aprendiz vai se movimentar, interagir com o desconhecido, ou com novas situações, para se apropriar do conhecimento específico - seja nas ciências, nas artes, na cultura tradicional ou na cultura em transformação. Um projeto para aprender vai ser gerado pelos conflitos, pelas perturbações no sistema de significações, que constituem o conhecimento particular do aprendiz. Como poderemos ter acesso a esses sistemas? O próprio aluno não tem consciência dele! Por isso, a escolha das variáveis que vão ser testadas na busca de solução de qualquer problema, precisa ser sustentada por um levantamento de questões feitas pelo próprio estudante. Num projeto de aprendizagem, de quem são as dúvidas que vão gerar o projeto? Quem está interessado em buscar respostas? Deve ser o próprio estudante, enquanto está em atividade num determinado contexto, em seu ambiente de vida, ou numa situação enriquecida por desafios. Mas a escola, ou o curso pode permitir ao aluno escolher o tema, a questão que vai gerar o desenvolvimento de um projeto? É fundamental que a questão a ser pesquisada parta da curiosidade, das dúvidas, das indagações do aluno, ou dos alunos, e não imposta pelo professor. Isto porque a motivação é intrínseca, é própria do indivíduo. Temos encontrado que esta inversão de papéis pode ser muito significativa. Quando o aprendiz é desafiado a questionar, quando ele se perturba e necessita pensar para expressar suas dúvidas, quando lhe é permitido formular questões que tenham significação para ele, emergindo de sua história de vida, de seus interesses, seus valores e condições pessoais, passa a desenvolver a competência para formular e equacionar problemas. Quem consegue formular com clareza um problema, a ser resolvido, começa a aprender a definir as direções de sua atividade. ENSINO X APRENDIZAGEM . .. Ensino por projetos Aprendizagem por projetos Quem escolhe o tema? (Autoria) Professores, coordenação pedagógica Alunos e professores individual e, ao mesmo tempo, em cooperação Qual é o contexto? Arbitrado por critérios externos e formais Realidade da vida do aluno A quem satisfaz? Arbítrio da seqüência de conteúdos do currículo Curiosidade, desejo, vontade do aprendiz Como são tomadas as decisões? Hierárquicas Heterárquicas Como são definidas as regras, direções e atividades? Impostas pelo sistema, cumpre determinações sem optar Elaboradas pelo grupo, consenso de alunos e professores Qual o paradigma? Transmissão do conhecimento Construção do conhecimento Qual é o papel do professor? Agente Problematizadorr/orientador Qual é o papel do aluno? Receptivo Agente
COMO SE INICIA UM PROJETO PARA APRENDER? Usamos como estratégia levantar, preliminarmente com os alunos, suas certezas provisórias e suas dúvidas temporárias. E por que temporárias? Pesquisando, indagando, investigando, muitas dúvidas tornam-se certezas e certezas transformam-se em dúvidas; ou, ainda, geram outras dúvidas e certezas que, por sua vez, também são temporárias, provisórias. Iniciam-se então as negociações, as trocas que neste processo são constantes, pois a cada idéia, a cada descoberta os caminhos de busca e as ações são reorganizadas, replanejadas. Há diferentes caminhos que podem levar à construção do projeto, a partir das necessidades do aluno. Inventando e decidindo é que os estudantes/autores vão ativar e sustentar sua motivação. Para tanto, precisamos respeitar e orientar a sua autonomia para: - Decidir critérios de julgamento sobre relevância em relação a determinado contexto.- Buscar/localizar/selecionar/recolher informações.- Definir/escolher/inventar procedimentos para testar a relevância das informações escolhidas em relação aos problemas e às questões formuladas.- Organizar e comunicar o conhecimento construído. COM QUE IDADE O ALUNO PODE COMEÇAR? Desde quando é possível, na escola, trabalhar com projetos? É possível desenvolver aprendizagem por projeto com crianças da 1ª à 4ª série, por exemplo? Vamos pensar um pouco sobre como acontecem as melhores práticas na pré-escola... O que ocorre quando se oferecem diferentes situações para os alunos escolherem os materiais e as atividades que mais lhes interessem? E, quando estão interessados, eles aprendem a se organizar e a produzir? É possível afirmar que eles desenvolvem seus projetos quando fazem seus desenhos? Armam suas brincadeiras? Praticam seus jogos? Inventam suas histórias? É procedente a dúvida “em que momento as crianças têm condições de formular questões?” Quem nunca observou a característica de perguntadora de qualquer criança, logo que aprende a falar? Elas chegam a perturbar os adultos: “O que é isto ? Como funciona?" (estão sempre tentando experimentar, mesmo que corram riscos), "Por quê?" O senso comum refere-se à fase dos “por quês?” das crianças, como tão divertida para os adultos quanto embaraçosa! Quando iremos nos dar conta de que o processo natural de desenvolvimento do ser humano é “atropelado” pela escola e pelas equivocadas práticas de ensino? Se o ser humano deixa de ser uma criança perguntadora, curiosa, inventiva, confiante em sua capacidade de pensar, entusiasmado por explorações e por descobertas, persistente nas suas buscas de soluções, é porque nós, que o educamos, decidimos “domesticar” essa criança, em vez de ajudá-la a aprender, a continuar aprendendo e descobrindo. Muitos professores dizem “eu não sei fazer um projeto de pesquisa”. E inúmeros docentes dos cursos de pós-graduação sentem a necessidade de ministrar uma disciplina a que chamam de Introdução à Metodologia da Pesquisa! Daí a inferência de que um projeto de pesquisa deve ser algo muito complexo, muito sofisticado. Concordo que há muitos níveis nesse processo de construção. Mas, como ele tem início? Temos necessidade de pré-requisitos formais? Ou existe um modo natural de construir conhecimento, acessível a uma criança pequena? Quando destacamos anteriormente que a competência do aluno para formular e equacionar problemas se desenvolve quando ele se perturba e necessita pensar para expressar suas dúvidas, quando lhe é permitido formular questões que sejam significativas para ele, pois emergem de sua história de vida, de seus interesses, seus valores e condições pessoais, não estamos definindo graus de competência, mas um processo que precisa ser orientado. E OS CURRÍCULOS? COMO FICAM? Será que a introdução da Informática nas escolas, com a metodologia de projetos, vai exigir mudança nos currículos? Como a escola pode implementar essa mudança? Os currículos de nossas escolas têm sido propostos para atender a massificação do ensino. Não se planeja para cada aluno, mas para muitas turmas de alunos numa hierarquia de séries, por idades. Toda a organização do ensino é feita para os 30 ou 40 alunos de uma classe, e esperamos deles uma única resposta certa. Se a escola oferecer trabalho em projetos de aprendizagem, qual será a diferença? Não será mais um ensino de massa. O projeto é do aluno, ou de um grupo de aprendizes. Se os projetos são dos alunos, então são projetos diversificados porque 40 alunos não pensam da mesma maneira, não têm os mesmos interesses, e não têm as mesmas condições, nem as mesmas necessidades. A grande diferença, na escola, é um currículo por projetos dos alunos! Em nossas experiências-piloto no Projeto EducaDi/CNPq, os alunos não precisavam estudar os mesmos conteúdos ao mesmo tempo. Os projetos eram diversificados, mas interdisciplinares. Havia temas que atravessavam transversalmente as atividades de todos. Cada aluno explorava melhor os conteúdos no seu tempo, segundo seu ritmo; e podia ser atendido em suas necessidades, que apareceram com maior clareza. Mas, ao mesmo tempo, se conectava com outros alunos e professores, com quem tinha interesses e necessidades afins, em outros espaços/tempos diferentes - de modo síncrono, ou assíncrono. Essas trocas entre parceiros proporcionam uma constante atividade operatória de construção e reflexão. Mas como o professor pode gerenciar essa “interconectividade” entre espaços e tempos diferentes, mantendo a identidade dos sujeitos na interação coletiva presencial ou à distância? Sem a tecnologia é quase impossível. A interatividade proporcionada pelos meios telemáticos acrescenta uma nova dimensão ao currículo: a criança vai estar no mundo. Quando se pretende trazer a vida para dentro da sala de aula, há restrições de tempo e de espaço, de concepções e de práticas tradicionais. Na situação atual, a sala é vazia de objetos da natureza e da cultura, e o ambiente é pobre de informações e de oportunidades para exploração e práticas. Para que pode servir o computador? Para aportar ambientes virtuais, para situações de simulação, pois se não é possível trazer toda a vida para a escola, é possível enriquecer o seu espaço com objetos digitais. O computador pode servir para dar acesso ao que está distante e invisível. Quando se formam redes de conexões novos espaços são criados. COMO FICA, ENTÃO, O PAPEL DO PROFESSOR? Nossa experiência mostra que os professores têm se surpreendido muito com a quantidade de informação que os alunos trazem, mesmo sobre conteúdos e tecnologias que não haviam sido tratados no currículo da escola! Observamos, então, como as crianças optam por questões diferentes, originais e relevantes! Estas questões geram projetos com oportunidades de muitas buscas e experimentações. Quais são as novas funções que o professor precisa exercer neste novo contexto? Função de ativação da aprendizagem Um professor, tão aprendiz quanto seus alunos, não funciona apenas cognitivamente, por isso, em um ambiente de aprendizagem construtivista, é preciso ativar mais do que o intelecto.A abordagem construtivista, sob uma perspectiva genética, propõe aprender tanto sobre o universo físico, quanto sobre o universo social.Mas é fundamental ativar a mente e a consciência espiritual para aprender muito mais sobre seu mundo interior e subjetivo. A função de ativação implica: - Trabalhar consigo mesmo a percepção de seu próprio valor e promover a auto-estima e a alegria de conviver e cooperar.- Desenvolver um clima de respeito e de auto-respeito, o que significa:- estimular a livre expressão de cada um sobre sua forma diferente de apreender o mundo;- promover a definição compartilhada de parâmetros nas relações, e de regras para atendimento desses parâmetros, que considerem a beleza da convivência com as diferenças;- despertar a tomada de consciência pela iniciativa de avaliar individualmente, e em grupos, seus próprios atos e os resultados desses atos;- buscar a pesquisa e a vivência de valores de ordem superior, como qualidades inerentes a cada indivíduo. Função de articulação da prática A função de articular exige grande disponibilidade, com facilidade de relacionamento e flexibilidade na tomada de decisões. Por que são necessárias essas características? Porque essa função exige que o professor faça a costura entre os diversos segmentos (professores, alunos, pais, funcionários). Para isso é importante que o professor articulador tenha o apoio dos pares para conseguir exercer essa função! No que isso se diferencia do papel do supervisar pedagógico, por exemplo? O professor articulador irá trabalhar junto a um grupo específico do qual ele mesmo faz parte como um dos professores que atua junto aos alunos, vivendo o dia-a-dia da sala de aula do grupo, com suas dificuldades, sucessos e insucessos... e que também é o seu! Mas o que mesmo significa desempenhar essa função? Articular as formas de trabalho eleitas pelos alunos, com seus objetivos, interesses e estilos de aprender. Gerenciar a organização do ambiente de aprendizagem, programando o uso dos recursos tecnológicos: - selecionando softwares, materiais de laboratórios, de biblioteca, de artes, materiais disponíveis em servidores locais e na Web;- organizando planilhas de acordo com a solicitação de alunos e professores, para uso compartilhado de tempos e espaços;- agenciando e divulgando amplamente períodos e temas para comunicação em tempo real (síncrona), entrevistas, visitas, excursões presenciais e encontros virtuais planejados pelos diferentes grupos. Destacar as possíveis áreas de interesse e/ou necessidades dos aprendizes explorando-as sob a forma de desafios e problemas estimulantes, presencialmente ou via rede. Subsidiar os outros professores do grupo quanto ao andamento das diferentes frentes investigativas no contexto cotidiano dos alunos. Coordenar a reflexão sobre a ação, a avaliação da tecnologia em uso, o planejamento de novas ações. Proporcionar feedback, buscando a integração entre áreas e conteúdos de forma interdisciplinar. Promover a organização dos materiais didáticos nos repositórios do servidor da rede Telemática ou da rede local. Auxiliar a contatar os especialistas em diferentes campos do conhecimento. Função de orientação dos projetos O orientador de projetos deve escolher os pequenos grupos que queira orientar; e sua escolha precisa ser recíproca, isto é, ele também deve ser escolhido pelos grupos para: Orientar projetos de investigação estimulando e auxiliando na viabilização de busca e organização de informações, face às indagações do grupo de alunos. Acompanhar as atividades dos alunos, orientando sua busca com perguntas que estimulem seu pensamento e reflexão, e que também provoquem: - perturbações na suas certezas e nova indagações;- necessidades de descrever o que estão fazendo;- para testar e avaliar suas hipóteses;- esforço para formular argumentos explicativos;- prazer em documentar em relatórios analíticos e críticos seus procedimentos e produtos, seja em arquivos locais, seja em publicações na Internet. Documentar com registros qualitativos e quantitativos as constatações dos alunos sobre seu próprio aprendizado, promovendo feedback individual e coletivo. Função de especialista Exerça ou não a função de ativar, articular ou orientar, o professor sempre terá de exercer sua função de especialista. Por especialista, num currículo por projetos de aprendizagem, entende-se a função de coordenar os conhecimentos específicos de sua área de formação, com as necessidades dos alunos de construir conhecimentos específicos. Assim, diferentes especialistas podem associar-se para identificar e relacionar aspectos, do problema investigado, que não estejam sendo contemplados ou que possam ser ampliados e aprofundados. No caso das séries iniciais, o professor pode ser um especialista pedagogo, mas o articulador poderá solicitar a colaboração de especialistas de outras áreas como ciências, matemática, Informática, Robótica, teatro, jornalismo etc., que estejarn assessorando um grupo de estudantes mais avançados. Nestes grupos, pode haver necessidade de articular com um especialista pedagogo, para tratar de problemas de letramento, por exemplo. A visão de cada especialista num grupo de professores pode enriquecer o ambiente de aprendizagem onde se desenvolvem os diferentes projetos dos diferentes grupos. Cada especialista aporta sua valiosa contribuição para que a tecnologia seja usada dentro dos códigos e da metodologia específica de sua área de conhecimento. Entretanto, este uso pode ser harmoniosamente coordenado no que corresponde aos conteúdos selecionados e aos valores vivenciados para a solução dos problemas propostos no projeto do grupo. E O ALUNO? COMO APRENDE? Mas como o aluno aprende? Como se pode garantir a aprendizagem de conteúdos? A busca de soluções para as questões que estão sempre surgindo num ambiente enriquecido configura a atitude e a conduta de verdadeiros pesquisadores. São levantadas as dúvidas daquele momento, mas quais são as certezas que ficam? Em primeiro lugar, tratam-se de certezas provisórias porque o processo de construção é um processo continuado e ocorre numa situação de continuidade alternada com a descontinuidade. Uma certeza permanece até que um elemento novo apareça para ser assimilado. Para que um novo conhecimento possa ser construído, ou para que o conhecimento anterior seja melhorado, expandido, aprofundado, é preciso que um processo de regulação comece a compensar as diferenças, ou as insuficiências do sistema assimilador. Ora, se o sistema assimilador está perturbado é porque a certeza "balançou". Houve desequilíbrio. O processo de regulação se destina a restaurar o equilíbrio, mas não o anterior Na verdade, trata-se sempre de novo equilíbrio, pois o conhecimento melhora e aumenta! E, justamente é novo, porque é um equilíbrio que resultou da assimilação de uma novidade e, portanto, da ampliação do processo de assimilação do sujeito, que se torna mais competente para assimilar outros novos objetos e resolver outros novos problemas. Buscar a informação em si, não basta. É apenas parte do processo para desenvolver um aspecto dos talentos necessários ao cidadão. Os alunos precisam estabelecer relações entre as informações e gerar conhecimento. Não há interesse em registrar se o aluno retém ou não uma informação, aplicando um teste ou uma “prova” objetiva, por exemplo; porque isso não mostra se ele desenvolveu um talento ou se construiu um conhecimento que não possuía. EQUILIBRAÇÃO MAJORANTE - “(...) um sistema não constitui jamais um acabamento absoluto dos processos de equilibração e novos objetivos derivam sempre de um equilíbrio atingido, instável ou mesmo estável, permanecendo cada resultado, mesmo se for mais ou menos durável pleno de novas aberturas (...)” (Piaget, 1976) O que interessa são as operações que o aprendiz possa realizar com estas informações, as coordenações, as inferências possíveis, os argumentos, as demonstrações. Pois, para construir conhecimento, é preciso reestruturar as significações anteriores, produzindo boas diferenciações e integrando ao sistema as novas significações. Esta integração é resultado da atividade de diferentes sistemas lógicos do sujeito, que interagem entre si e com os objetos a assimilar ou com os problemas a resolver. Finalmente, o conhecimento novo é produto de atividade intencional, interatividade cognitiva, interação entre os parceiros pensantes, trocas afetivas, investimento de interesses e valores. A situação de projeto de aprendizagem pode favorecer especialmente a aprendizagem de cooperação, com trocas recíprocas e respeito mútuo. Isto quer dizer que a prioridade não é o conteúdo em si, formal e descontextualizado. A proposta é aprender conteúdos, por meio de procedimentos que desenvolvam a própria capacidade de continuar aprendendo, num processo construtivo e simultâneo de questionar-se, encontrar certezas e reconstruí-las em novas certezas. Isto quer dizer: formular problemas, encontrar soluções que suportem a formulação de novos e mais complexos problemas. Ao mesmo tempo, este processo compreende o desenvolvimento continuado de novas competências em níveis mais avançados, seja do quadro conceitual do sujeito, de seus sistemas lógicos, seja de seus sistemas de valores e de suas condições de tomada de consciência. Como será feita a avaliação do rendimento do aluno, se cada um faz um projeto diferente? O importante é observar não o resultado, um desempenho isolado, mas como o aluno está pensando, que recursos já pode usar, que relações consegue estabelecer, que operações realiza ou inventa. O uso da Informática na avaliação do indivíduo ou do grupo por meio de projetos partilhados permite a visualização e a análise do processo e não só do resultado, ou seja, durante o desenvolvimento dos projetos, trocas ficam registradas por meio de mensagens, de imagens, de textos. É possível, tanto para o professor como para o próprio aluno, ver cada etapa da produção, passo a passo, registrando assim o processo de construção. PORTFÓLIO - Uma forma de organizar o material para ser avaliado é valer-se de portfólios. No portfólio, podem ficar registrados todos os trabalhos, contribuições, descobertas, reflexões realizadas pelo aluno e pelo grupo. O registro em portfólio auxilia na própria auto-avaliação, com a vantagem de ajudar o aluno a desenvolver sua autocrítica, a ampliação da consciência do seu trabalho, de suas dificuldades e das possibilidades de seu desenvolvimento. COMO ADMINISTRAR A MUDANÇA NA ESCOLA? Como fica a equipe administrativa? A direção? A orientação educacional? E a supervisão pedagógica? Na instituição escola, cada segmento da comunidade tem seu papel dentro da dinâmica geral de funcionamento, a ação de um interfere nas ações de outros. Se a direção acredita na mudança para nova metodologia, vai apoiar os professores interessados, facilitando a organização da grade horária, a flexibilização do currículo, participação em propostas de formação continuada etc; se os alunos mostram como se interessam por utilizar mais os computadores, o professor pode repensar sua forma de dar aulas, percebendo que, assim os alunos podem aprender mais e melhor. E se um grupo de professores consegue se organizar e solicitar horários para reuniões de planejamento de um projeto partilhado e interdisciplinar, a supervisão pedagógica não terá de repensar a organização dos decentes, para permitir este tipo de trabalho... e assim por diante? Que mudanças podem ocorrer, no novo contexto de um currículo por projetos de aprendizagem, nas funções de direção, de orientação educacional, de supervisão pedagógica? Que valores mudam? Não é mais possível uma relação de submissão, de autoritarismo hierárquico, ou de dependência! Em todas as instâncias os valores superiores devem ser ativados, A comunicação e a interatividade podem ser facilitadas com as novas tecnologias e, com elas, o debate de princípios e o planejamento de consenso. Especialmente a gestão, essa tarefa complexa e muitas vezes exaustiva, pode ser apoiada pela tecnologia. Já existem bons softwares para apoio à gestão escolar. Tanto os novos modos de organização de registros, como os de acesso automático podem facilitar o atendimento dos sujeitos dessa comunidade. O correio eletrônico e fóruns de debate podem ser muito úteis tanto ao serviço de orientação, quanto ao de supervisão pedagógica. As informações contextuais podem ser registradas, acessadas e analisadas em grupos para fundamentar decisões de planejamento e desenvolvimento de ações especificas. Entretanto, em uma escola, nem todos querem ou concordam em trabalhar por projetos de aprendizagem. Como fazer? Os docentes, que estão trabalhando por projetos de aprendizagem, atentos ao seus colegas resistentes na tradição, podem, aos poucos, sensibilizá-los, assim como à equipe administrativa. Comunicar apenas as experiências inovadoras não é suficiente. Será preciso convidá-los para acompanhar e participar das avaliações, reafirmando a importância da parceria. O processo é lento, mas é como uma teia que vai se formando conforme os fios vão sendo tecidos e tramados. A mudança é irreversível e implica assumir responsabilidades. Para isso, é fundamental que a equipe gestora da instituição seja parceira, se proponha a acompanhar o processo e avaliar os resultados. A realização de ações conjuntas e coordenadas entre direção, orientação, supervisão e docentes fortalece e enriquece a mudança, auxilia na sensibilização da comunidade e da família. EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA A estrutura e o funcionamento que tem suportado um ensino de massa não servem certamente para suportar o ensino à distância. A Educação à distância precisa ser implementada com novos currículos baseados em projetos de aprendizagem, que estão sendo regulados por princípios construtivistas, que propõem a auto-estima e o auto-respeito para alcançar a liberdade de tomar decisões, a ter resistência nas situações de instabilidade. As experiências que vamos apresentar aqui, foram desenvolvidas, como já foi dito, no Projeto EducaDi /CNPq, em1997/1998. Neste projeto, a proposta é estudar experimentalmente as possibilidades de mudanças na escola pública de ensino básico. Com bolsas do CNPq, organizamos equipes de estudantes de escolas técnicas e de terceiro grau, cuja atividade principal é dar suporte ao trabalho dos professores com seus alunos no computador. Uma formação presencial e à distância também foi oferecida aos alunos e professores, dentro da concepção de formação continuada, em serviço. As páginas Web das escolas participantes, foram elaboradas pelos próprios aprendizes, assim como os serviços nos servidores. Qualquer educador ou estudante pode conectar-se e interagir livremente com quaisquer pessoas dessa nossa comunidade de aprendizagem cooperativa à distância! Texto retirado do livro Aprendizes do futuro: as inovações começaram!Autora: Léa da Cruz FagundesCo-Autoras Débora Laurino e Luciane Sayuri Sato
minha participaçao no festival de talentos foi na produçao na minha opniao eu acho que esse projeto ajuda no nosso desenvolvimento pois ele nos estimula a participar de projetos envolvendo um grupo muito grande de pessoas nos ajuda a conher varios ritimos,peça teatrais,entre outros.ja no face eu nao participei mas acho uma otima oportunidade para aqueles que tem um algo apresentar um algo a mais.
ResponderExcluirPaarticipação - produção&torcida!
ResponderExcluirO festival esse ano, foi OTIMO! Pois por ser na nossa propria escola, isso ajudou os alunos a se interagirem bastante!
As danças & os teatros foram bem apresentados, os alunos se destacaram bem & desenvolveram no tema bastante, apesar de não poder presenciar a todas as apresentações, eu gosteei bastante!
As poesias citadas, as musicaas cantadas, foram bastantes interessantes, até pq os alunos acompanharam em tudo.
Aluna: Regiane Oliveira.
Turma: 11-m1 fp! sala: 13
A minha participação no projeto foi relacionada a produção.Infelismente não pode comparecer no dia das apresentações para apreciá-las,mas eu fiquei sabendo q todas as apresentações q teve foram espetaculares.
ResponderExcluirNa minha opinião esses eventos são muito importantes pois ajudam os alunos a desenvolverem o seu lado artistico.
Leika Junqueira
turno:matutino
turma:11m1-fp
série:3°
Participação : Produção
ResponderExcluirBom , achei o projeto super interessante , pois ele nos ajuda a valorizar a arte. E na minha opinião ele contribui e muito na vida dos alunos porque eles se sentem motivados e começam a descobrir seus talentos e saem um pouco da rotina
Apesar de no dia não comparecer no dia do festival por motivos familiares.
Aluna:Ravenna
Sala:13
Turma:11M1FP
Turno :matutino
Serie:3º ano
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirMinha participação foi a de desenvolver a produção ou seja organizar o cenario/palco para que o evento podesse acontecer acredito que esse ano 2011 o projeto foi um 'SHOOOOW DE TALENTOOOOS =D'
ResponderExcluirAluna:Joyce Magno
Serie: 3º Matutino
Turma:11m1F.professores
O festival de talento foi muito legal pois participamos da arrumação e colaboramos para que ficase Harmonico para as apresentações em si .Pois cada um apresentou o Talento que tinha.
ResponderExcluirTodas as apresentaçoes se destacaram ,cada um com seu Talento ,Carisma e Criatividade .
O Projeto Festival de Talento da a oportunidades aos alunos a expresarem seus dons artisticos e estimulando seu desenvolvimento ,é atraves dele que surgi varias oportunidades aos estudantes pra ter um futuro brilhante.
Aluna :Mônica ,Manuela e Nadiane .
Turma :11M1F.P
Turno: Matutino
Sala :13
Serie : 3ª ano
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirminha participação no prgeto foi dança , dançei no grupo llash dance , bom ao meu ver foi muito legal, foram dias de tensão, diversão e tals , a eu gostei muito do progeto esse ano porque eu nunca me diverti tanto num festival de talentos , tivbemos lá as nossas desavenças mais foi tudo mutio bom , ficamos em 3º lugar infelismente , mais nem isso foi tão ruim assim ,até porque o importante não é ganhar e sim competir , ao meu ver todass as apresentações foram llindas e legais eu gostei muito , acho sim que seja um insentivo para os alunos ,pois isso ajuda a educa-los no convivio um pouco mais .fora apresentações muito inteligantes , GOOOOOOOOOOOOOSTEEEI , e que venha o proximo ANOO s2 ,
ResponderExcluirAluna: Taynara Santos
3º ano , 11m1FP sala 13
minha participação no projeto foi a de monstrar o talento do meu grupo poois o objetivo do evento é que as pessoas talentosas apresentem-se e colaborem para que saise bonito pra mostrar prara todos , mais infelismente que agente não ganhamos mais o importante não é ta lir pra ganhar mais sim prar competir ,ah sim sabe eu tava aki de tarde vir todas as apresentação foram tudo lidas ,eu gostei do prjeto mais espero que o ano que vem seja melhor ainda .
ResponderExcluirBjos galera , ;*
Aluna : Elaine Oliveira
Turma : 11M1FP
3º Ano Sala : 13
Tal,Face e Festival de talentos...
ResponderExcluirProjetos distintos porem com um só objetivo o de monstrar o trabalho artistico que cada aluno é capaz de desenvolver mesmo sendo em produção,apresentação ou ate mesmo participação/auditorio ambos podem expor seus talentos de forma reconhecida abrindo oportunidades de descobrir então um grande artistica sendo ele dançarino,musico ou poeta (numca se sabe)
esses projetos monstrar que tudo pode ser arte tudo é capaz de ter talento desde que seja reconhecido e passado de maneira aplicada para que de o entendimento de EDUCAÇÃO ...
ALuna: Joyce Magno
Serie : 3º Matutino
Turma:11m1F.professores
Eu participei da dança.
ResponderExcluirAcho esse projeto otimo pois é aonde se valoriza tudo,tipo:dança,teatro,musicas e varias outras coisas.Acho um projeto perfeito para as escolas pois os alunos se desempenham para fazer uma otima apresentação e seu tempo é ocupado com coisas de valores.
Aluna:Jayne Santos
fiquei boquia aberta com a apresentação de todos os grupos esse festival é um grande incentivo para os jovnes ...
ResponderExcluirEm relação a minha participação eu ajudei o grupo flesh dance em tudo que foi necessário...
Amei tudo mas espero que no proximo ano todos se superem para que seja ainda melhor ...
Aluna: Juliana Pereira
3ºano 11m1fp , sala 13
Minha Participacao no festival de talentos foi:Na Producao e Torcida.O festival de talentos esse ano foi muito bom pois foi na nossa propria escola para mostrar que devemos valorizar a nossa escola .
ResponderExcluirna categoria das dancas e dos teatros:foi muito interessante pois desenvolveram tema educativo para os alunos.
amei as dancas principalmente a que produziu o uniforme com o nome da escola .ja as poesias passaram muito aprendizado para as vidas dos alunos .aluna:DENISE LIMA sala:13 turma:11m1FP MATUTINO
o festival de talentos da E.N.S é muito importante para o desenvolvimento dos alunos, é um projeto interessante onde cada um se expressa, com o que sabe fazer, ano passado em 2010 participei como torcida, porem esse ano não pude estar presente, mas pelos comentarios foi otimo. Muitos talentos são revelados todo ano atraves desse projeto, alem de nos ajudar na nossa formação. As apresentações sempre são maravilhosas,as peças teatrais, musicas, coleografias, e poesias mostram a realidade aos olhos dos jovens, o festival não pode parar. Ano que vem espero participar novamente.
ResponderExcluirTAÌS FUGÊNCIO TITO. 10M1-FP SALA 10.
O festival de talentos esse ano foi bem melhor do que o do ano passado , gostei muito do festival.
ResponderExcluirAluna:Edjane
Turma:10M1-FP
Particularmente eu não participei do projeto , não estava envolvida!
ResponderExcluirEu achei o projeto interessante pois ele envolve atividades super importantes para o desenvolvimente mental e social do aluno, com o trabalho coletivo e mostra o trabalho artistico que cada aluno é capaz de desenvolver .
Gostaria muito de poder ver todas as apresentações mais infelismente não tive como devido ao trabalho.
Aluna : Tamires Ferreira
Turma : 10 M1FP
Turno : Matutuino
Série : 2o ano
Participei da dança, no grupo Flash Dance, eu acho muito importante esse projeto porque valoriza cada tipo de talento que os alunos tem e tambem é um incentivo muito bom para nós porque temos a oportunidade de demostrar nossos trabalhos artístiscos. Gostei muito mais espero que ano que vem seja melhor.
ResponderExcluirAluna; Ana Caroline
Turma:10M1-FP
Participação : Produção
ResponderExcluirAchei o projeto super interessante , pois ele nos ajuda a valorizar a arte. E pra mim ele contribui muito na vida dos alunos porque eles se sentem motivados e começam a descobrir seus talentos e saem um pouco da rotina!
Apesar de no dia não comparecer no festival, pois moro em outra cidade !
Participação : Produção
Aluna:Dailma Maia
Sala:10
Turma:10M1FP
Turno :matutino
Serie:2º
Minha participação no festival de talentos foi na produção.
ResponderExcluirO festival esse ano foi mutio bom, mas espero que ano que vem seja melhor ainda..
As apresentações que eu vi foram muito criativas, pois o festival de talentos um incentivo pros alunos, pois valoriza a escola, a dança, a musica, o teatro ,etc..
Aluna: Larissa Martins
Sala:10 ,Turma:10M1_F.P
ALUNA:PALOMA LIMA
ResponderExcluirSALA:10
SERÍE:2 ANO 10M1-FP
EU participei da produção e da torcida
foi um trabalho dentro da escola e com a participação de todos os alunos
para mim o melhor momento foi de tarde na hora da dança apesar que todos que participaram fizeram uma otima apresentação mais na minha opinião foi bem mais interessante do que o ano passado
O FACE TAL:foi muito bom pois cada vez mais os alunos se superam e mostram sua capacidade e o talento de cada um que participou.
e eu espero que o ano que vem seja melhor e que chame a atenção não só dos alunos da escola como também o de outras escolas que vem ver o show de talentos,da escola normal que é uma das escolas mais faladas de serrinha...
Participei da produção, e colaborei como pude, ajudando na organização de materiais da decoração.
ResponderExcluirInfelizmente não pude ficar para assistir a todas as apresentações.Mas gostei muito das que vi.
Esses projetos podem sim ajudar na nossa formação, pelo menos na Formaçao de Professores tenho certeza que sim, pois são projetos que influenciam, que trazem conhecimento para quem os assiste. E é também sob o meu ponto de vista, projetos que unem, que fazem novos amigos. Ano passado por exemplo, participei de um grupo de dança e fiz alguns amigos.
Enfim, são projetos que beneiciam os alunos,divertem e ensiam.
Aluna: Ariele L. de Oliveira
Turma:10M1 FP Sala: 10
Participação:Produção.
ResponderExcluirO projeto desenvolvido pela escola, é muito interresante, e pode ser considerado um incentivo para os jovens. Os projetos ao
meu ver tem como objetivo mostrar a capacidade e o trabalho artistico de cada aluno.
Esse ano achei mais organizado.As apresentações algumas foram boas e outras apenas divertidas.Devido ao pouco tempo que tinha vi poucas apresentações, mais gostei de algumas.
De certa forma os 3 projetos ajudam em aprendizagem, ajuda no conhecimento da cultura e no desenvolvimento de atividades na escola.
aluna:lorena barbosa
ResponderExcluirturma:10m1fp sala:10
minha participaçao no projeto do festival de talentos foi na producao e na torcida pois eu ajudei a deixar a escola mais bonita e vim pra escola torce para meus colegas foi muito bom o teatro dança .e no FACE TAL a musica foi melhor do que no ano passado mas na minha opiniao foi melhor pela tarde a dança pois os grupos apresentaram bem e agitou a galera gostei bastante .
Minha participação foi no face.
ResponderExcluirEu e minha colega de sala cantamos uma música muito conhecida:(Te espero no farol) de TOMATE.
Este projeto é muito interessante pois com ele algumas pessoas mostra seus talentos.
Infelizmente não vim durante o dia ver as outras apresentaçoes. Mas fiquei sabendo que foram otimas.
Estes projetos podem sim ajudar.Na formação de professor principalmente,porque para trabalhar com criança precisamos fazer coisa diferentes como:teatro, musica, etc...
Janiele Almeida
Sala: 10
Turma:10m1FP matutino
Participei do grupo Free Style, e amei o festival dess
ResponderExcluire ano, por que é onde nós temos oportunidade de demonstrar quem somos e o que somos capazes de fazer, por que no dia-a-dia as pessoas não nos conhecem como aquelas que são apaixonadas por dança, más como estudantes da ENS más, quando o festival chega a gente se revela e demonstra quem somos de verdade.
Adorei todas as apresentações, e espero que ano que vem seja melhor ainda!
Aluna: Mª Franciele
Turma: 10M1-FP
Sala: 10
Minha participação no festival foi somente ir prestigiar as colegas.O festival de talentos vem como uma forma dos alunos mostrarem seus conhecimentos,seja na música;na poesia;dança ou no teatro.Esses projetos realizados na Escola Normal nos habilitam a interagir melhor e a e a ter o bom senso do que é bom!
ResponderExcluirAluna:Juliana Sharon
sala:10
turma:10m1-fp
Participei da equipe de producao e gostei muito do Festival pois descobrimos varios talentos e foi muito divertido tambem!
ResponderExcluirfoi bom saim , espero que teja mais :]
ResponderExcluirParticipei da equipe de producao e gostei muito do Festival pois descobrimos varios talentos e foi muito divertido tambem! Foi um projeto otimo que mesmo sem querer atingiu todos da escolapois a prudocao foi linda i todos participarao com o apoio da Professora Cristina Nova i muitos outros q participarao i ajudarao do Projeto Festival
ResponderExcluirAluno:Matheus Moreira
Serie:1° Ano
Sala:2
Eu gostei muito porque muitos alunos podem
ResponderExcluirdesenvolver suas capacidades para criar e espressar
o que esta escondido dentro de nos.
o pr ojeto e muito importante para nos pois nos mostra como e o talento que esta escondido dentro de nos.
as apresentacoes foram maravilhosas,principalmente a peça que falava sobre o bulling.
O talento é como uma sementinha
planta brota e quanto menos esperamos ja estamos colhendo coisas boas.
conclusao:
o talento esta escondido dentro da gente
se a gente nos espressar e trabalharmos podemos colher bons frutos no futuro.
aluna:ANDRESSA PORTUGAL
turma:9M1 FG
foi um festival bastante organizado, com muita competencia onde a escola normal mostrou muito sua capacidade.
ResponderExcluirAdriel Oliveira
1 ano 9m1fg
Minha paericipação no festival de talentos foi a arrumação ,e a pertubação com meu colegas
ResponderExcluirA Escola Normal de Serrinha tinha em mente de mostra a capacidade dos alunos de produzi e ornamenta o festival de talentos.
queremos então agradecer em nome de toda côrte estudantiu.Pelas as apresentações e pela presença de todos os professores.
Aluno:Filipe Augusto silvio de almeida
Sala:10
Turma:9m1fg
O festival de talendos foi um evento muito bom, muito bem organizado, com isso nos descobrimos varios talentos, e ate msm o nosso. a prudocao foi linda i todos participarao com o apoio da Professora Cristina !
ResponderExcluirAluno:Rayssa Marinho
Serie: 1° ano
SAla:
Participei da esquipe de produção e da peça teatral. Enfim achei o festival bastante produtivo, pois ele nos faz dispertar maior interesse pela arte.
ResponderExcluirMIlena (9M2FG)
Participação:Apresentações de palco
ResponderExcluirApesar de ter ocorrido em cima da hora a união fez a força das equipes principalmente na nossa peça:a segunda colocada,um titulo bastante merecido.O maior símbolo deste evento foi a harmonia.Gostei...
Rafael Oliveira
9M2FG
Sala 07
Eu achei muito legal, por que deu oportunidades para os alunos do ENS, como: na música, peças teatrais, e poesias, e etc.
ResponderExcluirAluno: james Bonny Matos Lima Turma: 9m2fg
Sala:7
Achei o Festival muito Legal*
ResponderExcluirParticipei da 'Equipe de Produção' do Teatro...
Acho que o Festival de Talentos é mais um incentivo para o desenvolvimento do jovem...
As danças e os teatros foram bem apresentados, os alunos se desempenharam bem e fizeram uma performance MARAVILHOSA sobre o tema escolhido.
O FESTIVAL FOI F....*
(Layze Cerqueira-9M2FG-1º Ano)
O festival de talentos é uma chance para os alunos mostrarem seu verdadeiro talento.
ResponderExcluirAluno: jandeson dos reis pereira Lima
Turma: 9M2FG
Sala:7
A minha participação no festival de talento 2011 foi em uma peça de teatro como algumas pessoas viram se chamava TITAS DEUSES DE GUERRA,pois nao ficamos chateados por ter ficado em segundo lugar o importante foi ter participado,mais valeu a pena...
ResponderExcluiradorei foi uma esperiencia muito boa,apesar tambem pela agente ter saido um pouco da rotina.vlw.
mirelly manaia
9M2 formaçao geral
sala 07
A nossa participaçao foi na equipe de produçao do projeto. bom as apresentações foram bastantes interessante pois os alunos tem a oportunidade de mostrarem os seus talentos. gostei muito imfelismente nao pude assistir a todas, mas as que pude ver foi muito legal.
ResponderExcluire contribuem para o desenvolvimento dos alunos.
Maria de Fátima e Gilmara lima
turma:10m2fp sala:14 serie:2ano
Minha participaçao no festival de talento foi em relacao a musica ,ou seja interpretando.Eu cantei a musica TE ESPERO NO FAROL COMPOSITOR:TOMATE.
ResponderExcluirgostei da forma que foi dividida o festival pois foi mais organizado do que o ano passado espero que continue assim cada dia melhorando. o festival de talento é uma forma de cada um poder mostrar seu talento da forma que pode pois cada um tem um dom que deve ser partilhado uns com os outros. Estes projetos podem sim ajudar.Na formação de professor principalmente,porque para trabalhar com criança precisamos fazer coisa diferentes como:teatro, musica, etc...
Aluna: maiane A. miranda Sala :10
turma 10m1-fp serie: 2°ano
EU GOSTEI MUITO DO FESTIVAL
ResponderExcluirEU ACHO QUE ELE FOI FUNDAMENTAL PARA NOS
MINHA PARTICIPACAO FOI MESMO ASSISTIR
ADOREI A PEÇA QUE FALAVA SOBRE O BULLING
ALUNA: MARIANE BRANDAO
TUERMA: 9M1 FG
fomos da equipe de produção e foi muito legal ajudar a ornamentar a escola,não apresentamos,mas em compensação tivemos o jubilo de contemplar as apresentações eo o nosso trabalho pronto.
ResponderExcluirBarbara luana e Renata ferreira
turma 9m2 fg